Que o futebol exige técnica todos sabem, mas não adianta possuir a habilidade do Ronaldinho Gaúcho e não ter fôlego para usá-la durante os 90 minutos no gramado. Neste post, vou passar algumas dicas de como melhorar sua resistência física para aproveitar melhor suas partidas.
Resistência …?
Quando se fala em resistência física é importante lembrar que existem 2 tipos, a Resistência Aeróbica e a Resistência Anaeróbica.
A aeróbica tem a ver com a prática de exercícios de baixa intensidade e longa duração, como uma maratona. Enquanto a anaeróbica é a exigida para práticas de alta intensidade em curtos períodos, como as disparadas em campo
Legal, existem 2 resistências, mas qual eu treino? A resposta é simples: as duas!
Treinos
Tendo em mente que é necessário treinar os dois tipos de resistência, divida seu treino em 3 partes:
- Técnica
- Resistência aeróbica
- Resistência anaeróbica
Como treinar a técnica é assunto para outro post, mas já adianto que é indicado praticar este primeiro, pois a fadiga causada pelo treino de resistência geralmente dificulta a capacidade de aprendizagem.
Antes dos exercícios em si, é importante fazer o aquecimento, pois além de preparar o corpo para a prática dos exercícios, evita lesões. Este pode ser feito de maneira simples como:

- Uma partida de bobinho, onde um jogador fica no meio de um círculo e tem que roubar a bola, enquanto os outros, ao redor do círculo, precisam tocar a bola.
- Uma corrida trotando de poucos minutos.

Para aumentar a resistência aeróbica a corrida é a melhor escolha, algo como 30 minutos de corrida por treino é o suficiente, Começando com uma corrida mais lenta e acelerando aos poucos.
Já a anaeróbica, existem diversos treinos que dão ótimos resultados, dentre eles:
Tiros de curta duração
De 6 a 12 tiros de 1 minuto e meio em uma intensidade muito alta, fazendo o mesmo tempo de trote entre um tiro e outro, para recuperação dos músculos.
Pliometria
O treino pliométrico aumenta a potência muscular, porém deve ser feito com cuidado, pois é bem intenso. Este exercício consiste basicamente em dar saltos, por ser bem intenso, basta fazer 5 séries de 10 pulos por semana. Abaixo um vídeo com 10 exercícios de pliometria:
Cones de agilidade
Precisando de marcações no chão, consiste em correr entre os cones, fazendo o percurso determinado. Vídeo com alguns exemplos de exercícios com cone:
Considerações finais
Ao treinar, comece pelo mais básico e intercale entre exercícios com intensidades diferentes, que peguem grupos musculares diferentes, para prevenir lesões.
Por mais empenhado que você esteja, lembre-se de sempre tomar cuidado ao fazer qualquer tipo de exercício físico e se possível, buscar orientação profissional antes de qualquer prática muito intensa. E lembre-se que existem milhares de escolas de futebol pelo Brasil inteiro, e em cada uma, um profissional qualificado pronto para te atender.

3 comentários em “Melhorando a Resistência Física no Futebol”