Antes de passar dicas de treino e práticas para melhorar a visão de jogo, creio ser importante fazer uma leve introdução e definir bem este termo.
O que é visão de jogo?
Observe o vídeo abaixo:
Como Pelé sabia que Carlos Alberto estava vindo com tanta ferocidade e onde exatamente a bola deveria ser colocada? Isso é a famosa visão de jogo, a habilidade de localizar os elementos ao redor e responder rapidamente às possibilidades que eles trazem.
Dom ou treinável?
Há muito tempo é debatido entre os amantes do futebol se visão de jogo é um dom de nascença, algo para poucos privilegiados, ou uma habilidade que pode ser desenvolvida através do treino.
De acordo com Roberto Rivellino, ex-jogador da Seleção Brasileira a atual comentarista de TV, a “Visão de jogo é questão de talento e isso nasce com o jogador“, o mesmo é afirmado por Paulo Roberto Falcão, ex-jogador e técnico da Seleção Brasileira: “Alguns tem, outros não“.

Porém, o médico Durval Morais de Carvalho discorda e afirma que “Os craques realmente conseguem aproveitar a visão periférica naturalmente. Mas há como induzi-la também nos jogadores menos dotados“. Baseado neste pensamento, Durval se uniu ao técnico goiano Paulo Gonçalves e treinaram o time Vila Nova, de Goiás, com alguns exercíciospara os olhos. O resultado foi bem expressivo, um time que estava à beira do rebaixamento, em 2 anos, se tornou campeão estadual goiano.
Como melhorar?
Agora que sabemos o que é a visão periférica e que é possível melhorar ela através do treino, vamos ver quais treinos fazer para melhorá-la.
Exercícios de leitura
Uma das técnicas usadas por Carvalho em seu estudo, foi fazer uma leitura dinâmica, onde o atleta deveria ler um texto de um lado para o outro da maneira mais rápida possível. Além de melhorar a visão periférica, este exercício ajuda a aumentar a velocidade dos reflexos da musculatura do pescoço e dos olhos.

Visão no gol

Durante o jogo é essencial você conseguir conduzir a bola sem ter que ficar olhando para ela, porém fazer isso não é algo tão simples, este exercício tem como objetivo treinar esta habilidade. Para isso, pegue uma bola e faça séries de 50 embaixadinhas, tentando olhar para o gol enquanto faz isso.
No começo é normal não conseguir muitas olhadas, mas com o passar do tempo tanto suas embaixadinhas vão estar melhores como você não vai mais precisar ficar olhando para a bola.
Olhar para trás
Este também é um dos treinos usados por Carvalho e Gonçalves em sua pesquisa. Para ele, , são necessárias pelo menos 2 pessoas, no qual uma irá cruzar a bola e a outra tentará cabecear para o gol. Porém, no intervalo entre o chute e o cabeceio, é necessário olhar para trás e ler palavras escritas em uma folha.

Este é um dos exercícios mais difíceis, mas que com o tempo apresentam ótimos resultados.
Não se restrinja ao futebol

Já foi comprovado que outros esportes como basquete, vôlei e tênis de mesa acabam por exercitar a visão periférica mais do que o futebol, portanto, quer melhorar sua visão de jogo? Pratique outros esportes!
Além disso, o vídeo game também é uma boa pedida, pois este não só estimula sua visão periférica, como também alivia o stress e claro, te dá boas horas de diversão.
Por fim…
Agora que já foi definido o que é e como melhorar a visão de jogo, cabe a você por em pratica os treinos e ver a evolução! Lembre-se que é muito difícil alcançar a maestria do Rei, não é à toa que ele é chamado de rei.
Porém, não importa quão mínima seja sua evolução, cada vez que aumenta sua habilidade, está dando um passo a mais para se tornar um craque do futebol.

Um comentário em “Como melhorar a visão de jogo no futebol”