Benefícios do futebol para a vida

Todos já cansaram de ouvir que a prática esportiva faz bem para a saúde. Sabemos que melhora a resistência cardiovascular e estimula a circulação sanguínea, e, consequentemente, aumenta o condicionamento físico.

Porém, além dos benefícios para a saúde física, o futebol pode melhorar sua vida em outros aspectos. A intenção deste post é te mostrar quais aspectos são esses e principalmente como o futebol pode melhorá-los.

Principais benefícios

Raciocínio lógico

De acordo com um estudo feito na Suécia, os jogadores de futebol tem funções executivas superiores, ou seja, um raciocínio mais rápido. No estudo, essa habilidade é chamada de inteligência de jogo.

Isso acontece porque durante a partida é necessário tomar muitas decisões em pouco tempo, logo há uma maior estimulação da inteligência. Existem outros esportes que possuem a mesma estimulação cerebral, mas o futebol é um dos principais, devido à intensidade de uma partida.

Coordenação motora

A coordenação motora é o trabalho em conjunto do cérebro com os músculos, que permite aos jogadores realizarem movimentos técnicos e dribles. Quanto maior a coordenação, melhor será a capacidade dos jogadores de realizarem jogadas estratégicas com mais agilidade.

A coordenação aumenta de acordo com a prática e a repetição, algo essencial ao treinar para o futebol. Por isso que o futebol está entre os principais esportes que estimulam essa capacidade motora.

Saúde mental

Além dos benefícios físicos e sociais, o futebol proporciona a liberação de serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pela felicidade e pelo prazer. Por isso é comum sentir uma sensação de relaxamento corporal após a prática esportiva. Devido esses efeitos, o futebol é comumente indicado para pessoas com depressão, ansiedade e estresse.

Interação social

O trabalho em equipe é uma das bases do futebol, pois, para haver um bom jogo é necessária uma boa interação entre o time. Essa sinergia só acontece quando os jogadores possuem uma relação fora do campo também.

Por conta disso, o futebol é um dos esportes mais indicados para pessoas com fobia social ou timidez severa, que desejam desenvolver habilidades sociais. Pois, estimula as habilidades de lidar com o coletivo, a pró-atividade, a empatia e o espírito de equipe.

Publicado por Renato Willyan

Atualmente cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas na UTFPR-CP, programador desde 2018 e escritor de blogs desde março de 2021.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora