Há três anos, no dia 17 de junho de 2018, o Brasil estreava na Copa do Mundo na Rússia, apesar de terminar em empate o jogo rendeu um dos mais bonitos gols da seleção daquela competição, o de Philippe Coutinho, que vemos abaixo:
Esse tipo de gol deixa claro que o jogador possui habilidade, pois, é um chute extremamente difícil. Para alcançar este nível de maestria é necessário muito treino e esforço. Neste post, vou passar algumas dicas de como melhorar seu chute a gol para que, quem sabe um dia, você consiga repetir tal feito.
Como treinar meu chute?

Chute, repita e chute de novo!
Está parte é mais intuitiva, mas um dos principais meios de melhorar seu chute é com a repetição. Mesmo sem usar nenhuma técnica, ao chutar várias vezes seguidas, vai perceber uma melhora na força e precisão do seu chute.
O conceito da repetição é básico e recomendado em praticamente todos os treinos, e não só do futebol, mas de qualquer esporte. Porém, por mais que a repetição ajude, é necessário ter técnica para conseguir se diferenciar dos outros, e no decorrer do post, vou te mostrar algumas.
Seja versátil

Varie sua maneira de treinar, ao mudar seus estímulos você força seu sistema nervoso e os músculos a se adaptarem. Por isso, treine intercalar as pernas no chute, hora com a direita, hora com a esquerda. Tente chutar sem olhar para a bola, depois chute olhando para ela. Mude os alvos e varie o ponto do gol.
Enfim, use e abuse de sua criatividade na hora de treinar, o importante é sair de sua zona de conforto. Provavelmente, no começo você ira errar mais do que acertar, porém, não desanime, com o tempo isso mudará.
Simule a realidade
Uma vez que suas habilidades básicas estiverem melhores, é importante tentar ao máximo simular uma situação real de jogo, pois, além de exercitar o controle de bola, vai te ajudar a ter pensamento rápido para colocar em prática o que treinou. Para isso, chame seus amigos para treinar, use barreiras, tente receber a bola em movimento, faça todo o possível para aumentar a realidade do treino.

Qualidade acima de quantidade
Ao praticar qualquer tipo de esporte, é necessário cuidar para não deixar os treinos muito intensos, muito longos e com um baixo tempo de recuperação, pois, esse excesso no treino pode causar vários problemas para sua saúde, indo desde lesões e desgastes até a síndrome do sobretreinamento, conhecida como overtraining. Por isso, é muito importante saber dividir bem seu treino e manter um equilíbrio entre intensidade e volume.
É importante lembrar que toda habilidade nova demora um tempo para ser dominada, por isso é muito provável que no início, seu desempenho seja ruim, porém, caso persista e treine com o que aqui foi passado, seu chute vai melhorar consideravelmente.

Um comentário em “Melhorando o Chute a Gol no Futebol”