A história do futebol nas Olimpíadas começou em 1900, na edição de Paris, como um esporte de exibição. Foi somente em Londres, em 2008, que o futebol passou a fazer parte oficialmente do calendário dos Jogos Olímpicos.
O futebol foi o segundo esporte coletivo a entrar oficialmente nos Jogos Olímpicos, atrás apenas do polo aquático, em 1908. A competição é oficialmente chamada pela Federação Internacional de Futebol de Torneio Olímpico de Futebol.

A criação da Copa do Mundo em 1930, levou a Fifa a limitar a participação de jogadores nas Olimpíadas, determinando que somente atletas com no máximo 23 anos pudessem defender as seleções masculinas. Isso ocorreu para que o torneio não passasse a competir com o Mundial organizado a cada quatro anos.
Atualmente, o torneio olímpico masculino de futebol é disputado por jogadores de até 23 anos, porém, cada país pode preencher três vagas com atletas acima desse limite de idade.
A primeira participação do Brasil no torneio de futebol nas Olimpíadas aconteceu em 1952. Somente em 1984, o Brasil conquistou sua primeira medalha no futebol em Jogos Olímpicos. Nessa disputa do título olímpico, os brasileiros ficaram com a prata ao perderem para a França por 2 a 0.

Em 1988, o Brasil conquistou mais uma medalha de prata. A Seleção Brasileira perdeu a final para a União Soviética na prorrogação. Romário abriu o placar, mas os soviéticos empataram com um gol de pênalti no segundo tempo e conquistaram o ouro no tempo extra. A terceira medalha de prata veio em 2012 quando a seleção de Neymar, Thiago Silva e Marcelo perdeu a disputa para o México.
Depois de ficar fora do torneio de 1992, a Seleção Brasileira voltou às Olimpíadas em 1996. Na edição, o time que contava com Rivaldo, Bebeto e Ronaldo no ataque acabou com a medalha de bronze. Em 2008 o Brasil garantiu sua segunda medalha de bronze quando superou a Bélgica por 3 a 0.


O tão sonhado ouro veio justamente nos jogos disputados no Brasil. Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Brasil foi campeão ao vencer a disputa de pênaltis com a Alemanha, no Maracanã.
Nenhum país subiu mais ao pódio no futebol masculino do que o Brasil com seis medalhas olímpicas ao todo.
No próximo dia 07 o Brasil defenderá o título de campeão nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Na disputa pela medalha de ouro do torneio, a Espanha será a adversária do Brasil.
Fica aqui a nossa torcida pela Seleção Brasileira!!!!
dias
horas minutos segundos
até
Brasil x Espanha
