Fundamentos Técnicos do Futebol

No último post, falei sobre como melhorar seu desempenho no futebol, e disse que ia falar sobre as técnicas em outro momento. Por isso, nas próximas linhas vou escrever sobre quais são os fundamentos técnicos do futebol e como melhorá-los.

Fundamentos

Dentro dos fundamentos técnicos, o futebol possui os movimentos básicos com a bola que todo jogador deve conhecer e praticar, são eles: domínio, passe, chute, drible, condução, cabeceio e marcação.

Domínio O domínio é quando você consegue manter a bola com você até a execução do próximo passe.
Passe Ocorre ao tocar a bola para outro atleta do mesmo time.
Chute É o objetivo de todos os atacantes, tendo em mente pontuar ao marcar o gol.
Drible É útil no sentido de transpor o adversário para continuar no ataque com a bola nos pés.
Condução É o ato de se movimentar pelo campo com a posse de bola.
CabeceioImpulsionar a bola usando a cabeça. Pode ser usada tanto pela defesa quanto pelo ataque.
Marcação Todo jogador que não está com a posse de bola tem como sua resposabilidade ficar marcar outro jogador e defender seu campo.

O treinamento destes fundamentos pode ser feito em equipe ou sozinho, das seguintes maneiras:

Domínio
Jogador de futsal, Falcão, dominando a bola no peito

O Domínio envolve todas as áreas do futebol, então ao praticar os outros fundamentos, você estará treinando o domínio.

Passe

Com 2 jogadores: fique a uma distância de 3 metros do outro jogador e faça passos rasteiros sem dominar a bola, intercalando entre os pés. Esse treino pode ser feito sozinho também, usando uma parede para rebater os passes. Esse exercício ajuda a orientar melhor a bola e dominar melhor os aspectos técnicos do passe.

Chute

O chute pode ser feito de chapa, com o peito do pé, com efeito, com o lado de fora do pé ou por cobertura. Cada tipo de chute possuí uma técnica única, mas em todos o treinamento exige repetição e calma, pois a princípio você vai errar.

Jogador chutando uma bola
Drible
Jogador driblando

Comece assistindo os profissionais, depois tente imita-los sozinho. Repita todas suas tentativas até começar a acertar. O drible tem a ver com liberdade em campo, por isso é importante que mesmo errando você não pare acreditar no seu potencial como jogador.

Condução

Para manter uma boa condução, é importante ter noção de qual seu pé dominante (aquele que chuta melhor), pois é com ele que você vai rolar a bola. O toque na bola deve ser feito entre o momento em que o joelho sobe e a chegada do pé ao chão.

É melhor alternar entre tocar com a parte de dentro e de fora com o pé, para manter a direção. Além disso, é importante lembrar de tocar a bola com suavidade, pois assim a bola vai acompanhar seu corpo.

Cabeceio

Por mais comum que seja, algumas federações recomendam que crianças com menos de 14 anos não façam cabeçadas no futebol. Para realizar uma cabeçada, é necessário dar um impulso de trás para frente, manter os olhos abertos e tentar acertar a bola com a parte da frente da testa, para uma maior precisão.

Jogador cabeceando
Marcação

Tendo em mente qual adversário você deve marcar, posicione-se entre ele o gol do seu time, fique a mais ou menos 2 metros de distância dele e, com os olhos fixos na bola, identifique qual é o pé dominante dele e se aproxime do mesmo. Com este movimento, o adversário vai ter mais dificuldades em manter a condução.

Extra

Para entender melhor como treinar alguns destes fundamentos, assista ao vídeo abaixo:

Publicado por Renato Willyan

Atualmente cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas na UTFPR-CP, programador desde 2018 e escritor de blogs desde março de 2021.

5 comentários em “Fundamentos Técnicos do Futebol

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora