Veja como aumentar a habilidade do seu time no futebol!

Todos sabem que o futebol é um esporte em equipes por isso, para obter melhores resultados, é preciso encontrar e atacar os aspectos que afetam o desempenho do grupo. Neste post, vamos te passar 5 conselhos que, se forem seguidos, poderão melhorar os resultados do seu time de futebol.

Desempenho Físico

O treinamento físico tem um papel essencial no desempenho durante as partidas, por ser um esporte que exige muito esforço e uma alta resistência física. Claro, é muito importante o time possuir entrosamento e técnica, porém, de nada adianta ter o conhecimento e a técnica do Ronaldinho se não conseguir correr por mais de 15 minutos no campo.

Geralmente, é recomendado praticar pelo menos 150 minutos de exercício físico semanal para começar a ter melhora. Se contarmos o tempo que fazemos no jogo, percebemos que o tempo cai pela metade! Por isso, pequenas doses de manutenção são uteis como complemento.

Caso você faça uma auto-avaliação, é possível que se lembre de algum momento em que o físico te deixou na mão. É comum ver como as principais consequências como ele afeta a execução de passes e chutes, diminuindo a aptidão da equipe.

Estilo de Jogo

O estilo de jogo de um time de futebol pode ser definido como a personalidade e comportamento que possui no campo. Há times que se sentem confortáveis ​​com a bola, alguns recuam e outros pressionam o bloqueio alto.

Não é necessário imitar os grandes, você só precisa saber o que está tocando e agir de acordo. Nós recomendamos que você encontre a identidade da sua equipe e busque entender como ela joga, desta forma, ela poderá implementar um estilo próprio e destacar-se com as suas qualidades. Por exemplo, o estilo de jogo da seleção brasileira é caracterizado pela criatividade, ofensiva e ritmo.

Liderança

A capacidade de liderar grupos de pessoas com personalidades e funções diversas provou ser uma das principais qualidades de sucesso em todas as áreas da vida.

O que um líder deve procurar quando se trata de futebol? O principal objetivo deve ser entender que sua equipe tem um estilo, caráter e personalidade, e fazer o máximo para que se destaquem e sejam reconhecidos por qualquer pessoa que participe desse esporte.

Nós, do Facesoccer, aconselhamos a identificar um líder dentro do campo que reflita as virtudes dos seus companheiros e saiba desenvolver o estilo de jogo da equipe. A capacidade de se conectar emocionalmente com cada uma das pessoas que compõem a equipe (desde os jogadores, à gestão, passando pela equipe técnica e outros grupos que apoiam a equipe no dia-a-dia) tornará a máquina lubrificada em todos os momentos da temporada.

Autocrítica

A autocrítica é fundamental para o amadurecimento de sua equipe. Todos são capazes de perceber e analisar suas ações e consequências, com a única diferença de que alguns usam essa habilidade com mais frequência e sinceridade do que outros.

É sempre bom assumir os próprios erros, discuti-los com os colegas e tentar corrigi-los na próxima reunião. A análise crítica é essencial para enfrentar os pontos fracos que detectamos no campo de jogo.

Atualmente, este tópico está coberto pelas tecnologias à sua disposição (e em breve no Facesoccer), que são capazes de produzir relatórios de desempenho reais com uma infinidade de dados. Todo esse trabalho pode ser reduzido a uma simples conversa pós-jogo.

Confiança

Ao longo da história, foi demonstrado que uma equipe é mais sólida quando confia nos companheiros, no treinador, na estratégia e no estilo. Cada jogo nos põe continuamente à prova, ou seja, a autoconfiança é testada cada vez que enfrentamos nosso rival e isso inevitavelmente passa para a equipe.

A confiança é um processo psicológico, estudado em psicologia do esporte, no qual intervêm fatores motivacionais, contextuais, emocionais ou de aprendizagem. A confiança depende do grau de segurança que temos no desenvolvimento de uma tarefa. E, como se sabe, quanto maior a confiança, maior o desempenho. Isso ocorre porque quando uma pessoa está confiante, ela se concentra totalmente no desenvolvimento da tarefa.

O jogador de futebol sente medo e pensa que é o único, ele tem certeza de que o rival à sua frente tem tudo sob controle. Mas não é assim, tanto no esporte como na vida é preciso aceitar o medo e usá-lo como combustível.

Se seguir os conselhos que lhe damos aqui na Facesoccer, com certeza poderá ganhar muitos jogos e melhorar consideravelmente o seu time de futebol.

Publicado por Renato Willyan

Atualmente cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas na UTFPR-CP, programador desde 2018 e escritor de blogs desde março de 2021.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora