Três dicas para melhorar sua finalização no futebol

O futebol é um esporte que requer muitas habilidades para se ter um bom jogo, porém, tendo em vista que o objetivo de um jogo é marcar gols, podemos afirmar que a finalização é a mais importante das competências em uma partida. Pensando nisso, nós da Facesoccer vamos te passar algumas dicas de como melhorar sua finalização!

Primeira Dica

Os grandes goleadores sempre olham para o goleiro antes de finalizar. Independente da situação, quando o camisa 1 repara nesse olhar antes de receber o chute, já sabe que a situação vai complicar para ele. Com certeza esse olhar é o pesadelo de quem está no gol.

Os artilheiros demonstraram que nem sempre um chute forte é um bom chute. Às vezes, um leve toque é o suficiente para enganar o goleiro e fazer a bola entrar trave adentro.

Quem já defendeu o gol sabe que é melhor encarar um atacante que chuta sem olhar para frente, ou que chuta muito forte, pois, estes quase sempre fecham o angulo e chutam a bola na direção do goleiro. Por isso, a primeira dica é: sempre olhe para o seu objetivo na hora de chutar.

Técnica e Conceitos Iniciais

Se você nunca treinou essas habilidades, pode levar um tempo para pegar o jeito. Mas com treino e dedicação, pode ter certeza que vai desenvolver a habilidade necessária para que, quando precisar, saiba qual movimento fazer.

Praticamente todas as técnicas usadas no futebol exigem uma resposta rápida, e muitas vezes precisa, em um pequeno espaço de tempo. Conseguir aplicar essas técnicas dentro do tempo necessário é o que diferencia o bom jogador. Porém, apesar de a técnica ser necessária, a criatividade é parte da essência do futebol.

Essa contextualização foi necessaria para esclarecer que, no futebol, não existe um movimento repetitivo, muito menos um padrão pré-determinado de como finalizar. Porém, existem alguns pontos para analisar um bom chute. São estes que você deve treinar e melhorar na próixima partida.

Orientações

Como dito acima, existem alguns pontos para avaliar essa movimentação. São eles:

  • Apoie o pé oposto ao que você tem facilidade de chutar, para oferecer sustentação ao corpo;
  • A parte que toca a bola no momento do chute determina a força e a precisão;
  • O posicionamento do joelho favorece a potência do chute;
  • Equilíbrio do tronco e da cabeça favorece o movimento.

Segunda dica

Se baseando nisso, percebe-se que o posicionamento das partes do corpo e o ponto de acerto na bola tem total influência no trajeto final. Portanto, aqui está a segunda dica: aprenda mais sobre sua movimentação e saiba como bater em diferentes partes da bola, de preferência, com ambas as pernas.

Para melhorar seu chute a gol, é importante saber não só a bater em todas as partes da bola, mas com todas as partes do pé. Assim, você ganha mais chances de passe e de finalização, independente de onde estiver no campo.

Terceira Dica

A terceira e última dica deste post é: treine as bolas paradas. Apesar de boa parte das oportunidades serem em movimento, a bola parada é uma oportunidade muito boa para não treinar.

Já foi dito em outros posts, mas é importante lembrar que para melhorar nesse esporte, é preciso dedicação e muito treino. Até porque, futebol é criatividade e diversão, mas também é disciplina e persistência. Portanto, pratique e veja os resultados!

Publicado por Renato Willyan

Atualmente cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas na UTFPR-CP, programador desde 2018 e escritor de blogs desde março de 2021.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora